A ecoendoscopia é um exame que reune ultrassom e aparelho de endoscopia. Assim, além de permitir o exame da mucosa do sistema digestivo, pode examinar toda a parede do esôfago, estômago, duodeno, reto e alguns órgãos e estruturas vizinhas tais como: o mediastino, o baço, os rins, a vesícula biliar, o pâncreas, o fígado, o colédoco, a próstata e estruturas vasculares.
A ecoendoscopia é diagnóstica na maioria dos casos e têm por objetivo o estadiamento de tumores que acometem o esôfago, estômago, duodeno, reto e a via biliopancreática. Ela pode fazer parte da propedêutica da dor abdominal e pancreatite aguda de origem desconhecidas. Cada vez mais tem crescido as indicações terapêuticas como, por exemplo: a drenagem ecoguiada dos abscessos e pseudocistos pancreáticos, a neurólise ecoguiada do plexo celíaco, em casos de dor neoplásica ou da pancreatite crônica, a paracentese ecoguiada, a realização de necrosectomia pancreática ecoguiada, além do tratamento do câncer de pâncreas e das vias biliares pela formação de uma fístula entre o fígado e o estômago.
Sua principal vantagem é a realização de um procedimento pouco invasivo para o diagnóstico de doenças tais como as neoplasias da via biliopancreática. Outra vantagem é o estadiamento correto das neoplasias do sistema digestivo. Uma avaliação pré-operatória correta evitaria tratamentos desnecessários, e um impacto clínico na maioria dos doentes. Além disso, ela ao mesmo tempo tem indicações diagnósticas e terapêuticas.
Existem duas indicações para a ecoendoscopia: a) diagnóstica e b) terapêutica
a) Diagnóstica
-
Estadiamento dos tumores de esôfago, estômago, reto, pancreático biliar e pulmonar
-
Identificar e avaliar a presença de compressões extrínsecas ou de tumores subepiteliais
-
Tumores sólidos e císticos do pâncreas
-
Massas abdominais, mediastinais e perirretais
-
Coledocolitíase e microlitíase
-
Infecção em coleções abdominais e perirretais
-
Insucesso da cateterização da via biliar e pancreática
b) Terapêutica Ecoguiada
Técnicas de Injeção
-
Neurólise do plexo celíaco
-
Injeção de toxina botulínica
-
Intratumoral de quimioterápicos e agentes citotóxicos
-
Alcoolização de cistos pancreáticos
Técnicas de Drenagem
-
Necrosectomia ecoguiada
-
Tratamento dos abscessos e pseudocistos pancreáticos
-
Tratamento dos abscessos pélvicos
-
Derivações wirsungogástricas, coledocoduodenais e hepaticogástricas.